top of page
Foto do escritorMicro Fone

Impactos do João Rock no comércio e produção cultural de Ribeirão Preto e região

Realizado desde 2002 na cidade de Ribeirão Preto, o João Rock se tornou um evento popularmente conhecido e um dos principais festivais de música do Brasil. Em 2023, o evento chegará aos 20 anos promovendo shows de rock, pop e heavy metal. Devido à pandemia, o evento não aconteceu por dois anos, mas retornou com força máxima em julho de 2022.


Com um line-up de 10 artistas, o João Rock recebeu 75 mil pessoas no festival neste ano. Atrações como Djonga, Emicida e Matuê foram as mais esperadas pelo público e movimentaram os palcos da parada durante 12 horas de muita música.


O produtor do João Rock, Felipe Ungaretti, prevê que a próxima edição tenha aumento do público para 80 mil presentes. Há 8 edições, o João Rock esgota os ingressos colocados à venda e recebe o máximo de público. "Isso acontece por uma junção de fatores: a expressão que o festival tem no país, na região e na cena da música brasileira; uma ótima estratégia de marketing e comunicação que impulsiona cada vez mais o próprio festival; e um line-up diferenciado e exclusivamente nacional", diz o produtor.


Pelo sucesso alcançado, o João Rock movimenta todos os anos o comércio da cidade e gera oportunidades de emprego. Em média, 4.500 trabalhadores são envolvidos na produção do festival, no planejamento, estruturação e prestação de serviços em geral. "Os setores mais beneficiados são os de hotelaria, transporte e alimentação. Ajudamos no crescimento da economia local de uma forma geral. Os maiores benefícios são financeiros e comerciais", analisa Ungaretti.


Além de empregos, o João Rock abre espaços para músicos locais mostrarem seu trabalho no evento. Desde 2019, o Palco Street é dedicado para artistas locais se apresentarem e ganharem visibilidade em seus trabalhos. Além dele, o Palco 'Fortalecendo A Cena' é comandado por artistas de menor expressão desde 2015.


Tiago Ramos é rapper, nomeado artisticamente como Tiago Spoken, e teve a oportunidade de se apresentar no Palco Street em 2019 em uma batalha de rimas. Aos 32 anos, o cantor se orgulha de ter sido convidado para o evento e ressalta os impactos dessa participação em sua carreira. “Eu já havia participado desse palco em 2019, a convite da Deezer (plataforma de música), para uma batalha de rima. Em 2022, o palco foi maior, estrutura melhor, todas as condições melhores. E esse ano eu fui convidado para ser o MC que apresentava as atrações do Palco Street, uma grande responsabilidade. Eu sou mestre de cerimônias, eu danço, eu faço rima. Estar no João Rock apresentando esse tipo de projeto no palco é um crescimento pessoal e de muito aprendizado. Acredito que soma mais na questão artística e profissional, impulsiona, ajuda na maior identificação do que a gente pratica.”




Conheça a história do João Rock


Considerado o maior evento da cidade de Ribeirão Preto, o João Rock possui uma história bem extensa com diversas personalidades pisando em seus palcos. Em 2023, o festival completa 20 edições, já que durante a pandemia não houve nenhuma apresentação e, por isso, vamos separar alguns momentos de cada edição do evento tão aguardado pelos moradores da cidade e da região de Ribeirão.


João Rock 2002


Em seu primeiro ano, o João Rock já contava com diversos cantores e bandas que estavam bombando durante a época do rock brasileiro como: CPM 22, Ira!, Titãs, ainda com Nando Reis e Cidade Negra.


João Rock 2003


Em sua segunda edição a Line-up ficou um maior com nomes como Capital Inicial, Detonautas e Jota Quest. Além de Paralamas do Sucesso que tiveram um show memorável com a presença do Dinho Ouro Preto (Vocalista da banda Capital Inicial) cantando “Que País é Esse”, música gravada pela banda Legião Urbana.


João Rock 2004


Em sua terceira edição, o evento contou com alguns artistas repetidos como Detonautas e Capital Inicial, mas além disso contou com artistas inéditos como a Pitty que estava no começo da sua carreira, Skank e O Rappa.


Nesta edição, foi a primeira vez que o festival contou com uma transmissão ao vivo através do canal Terra, que possibilitou mais de 250 mil pessoas assistirem o João Rock.


João Rock 2005

Na edição do ano de 2005, quem decidiu a Line-up foi o público, que entre 30 artistas escolheram: Engenheiros do Hawaii, que estavam vivendo o sucesso do Acústico MTV lançado pela banda no final do ano anterior, além de ser a única banda inédita no edição de 2005, Cidade Negra, Pitty, O Rappa e Marcelo D2.


João Rock 2006


Na comemoração de 5 anos de existência, o festival chamou nomes como:Nando Reis, Rita Lee, Charlie Brown Jr, que fazia a primeira de muitas aparições no festival, os gaúchos do Cachorro Grande, e como já era de praxe os caras do CPM 22 e do Rappa.


João Rock 2007


Em 2007, o festival teve sua abertura do seu palco feita pela banda NX Zero, que seria seguida de Marcelo D2, Charlie Brown Jr, Skank, Pitty, Cidade Negra e Os Mutantes com Zélia Duncan nos vocais. A apresentação da banda Mutantes ainda contou com a presença de Caetano Veloso, enquanto Marcelo D2 e Charlie Brown também fizeram participações especiais.


João Rock 2008


Em 2008, o festival daria um grande passo na sua história, deixando o estádio do Comercial (time tradicional da cidade de Ribeirão Preto) e passando a acontecer no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto. Com a estrutura maior, o evento passou a ter esportes radicais e competições de motocross, além de apresentações de skate. Naquele ano, se apresentaram Pitty, Forfun como uma das bandas destaque da edição, Strike, Seu Jorge, Marcelo Nova, Charlie Brown Jr e O Rappa.


João Rock 2009


Com um aumento na line-up e alcançando o total de 11 atrações, o João Rock 2009 teve nos seus palcos: Nação Zumbi, O Teatro Mágico, Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Mallu Magalhães, Jorge Ben Jor, além dos já carimbados Marcelo D2, Pitty, O Rappa e Jota Quest.


João Rock 2010


No ano de 2010, a banda destaque e inédita foi a banda “Raimundos”, além deles, NX Zero Capital Inicial, Rita Lee, Pitty, Marcelo D2 e Charlie Brown Jr voltaram a se apresentar.


João Rock 2011


Em 2011, o festival bateu carteirinha em, novamente, em alguns artistas como Charlie Brown Jr, CPM 22, Jota Quest, Natiruts, Lobão e Skank. O que se destacou naquele ano foi a presença da banda neozelandesa Katchafire e o vocalista do Men at Work, Collin Hay.


João Rock 2012


No ano seguinte, o festival passou a ter dois palcos grudados, formando uma parede de 80 metros com telões de LED, além de novos rostos em sua lista de apresentações como Criolo, Zeca Baleiro e a banda alternativa da cantora Pitty, Agridoce, Monobloco, Charlie Brown Jr, O Rappa, CPM 22 e Jota Quest completaram o set.


João Rock 2013


Nos palcos do João Rock 2013 passaram nomes como Capital Inicial, Skank, Natiruts, Cone Crew, A Banca, banda formada pelos integrantes do Charlie Brown Jr após a morte de Chorão, Nando Reis e outros artistas.


João Rock 2014


Em 2014, o João Rock teve Nando Reis já em carreira solo, Nem Liminha Ouviu, Vanguart, Raimundos, Vespas Mandarinas, Os Paralamas do Sucesso, Jorge Ben Jor, Nação Zumbi e como de praxe O Rappa e CPM 22, sempre repleto de marcas grandes e também experiências para o seu público como a homenagem ao Raul Seixas e a pista de skate.


João Rock 2015


Em 2015, o festival teve um público de 45 mil pessoas e mais de 12 horas de shows com 16 bandas no total, entre eles Skank, Frejat, Pitty, Marcelo D2, Capital Inicial, Pitty, Detonautas, entre outros.


João Rock 2016


Com um total de 12 horas de evento, 3 palcos e várias atrações, o João Rock 2016 contou com esses nomes no seu palco principal: VigariZtas, Nação Zumbi, Paralamas do Sucesso, Paralamas e Nação Zumbi, Nando Reis, Natiruts, Legião Urbana, Black Alien, Planet Hemp, Criolo e Convidados.


João Rock 2017


Em 2017, o festival contou com 18 atrações e entre elas estavam os nomes de bandas que já haviam passado pelo festival anteriormente, como o CPM 22, O Rappa e convidados, Armandinho, Humberto Gessinger, Nando Reis, Capital Inicial e Pitty e novos rostos, como foi o caso de Emicida e convidados.


João Rock 2018


Dentre a line-up do festival que aconteceu em 2018, estavam as bandas: Napkin, Cordel do Fogo Encantado, Supercombo, Raimundos, Skank, Pitty, Natiruts, Gabriel O Pensador, Criolo e Planet Hemp. Nesta edição, o festival prometia uma experiência única e teve, ao todo, 24 atrações.


João Rock 2019


No último ano antes da pandemia, o João Rock contou com uma line up completa, indo do rock ao funk e passando por diversas atrações de peso pela primeira vez na história do festival, como: Djonga e Felipe Rett. Além desses nomes, a edição de 2019 contou com Scalene, Zeca Baleiro, BaianaSystem, Alceu Valença, Paralamas do Sucesso, CPM 22, Pitty, Marcelo D2 e Emicida e Rael convida Mano Brown.


João Rock 2022


A primeira edição depois da pandemia foi, na verdade, a reformulação da edição que aconteceria em 2020, com nomes de peso no rap nacional e na história da música brasileira. O João Rock contou com 12 horas de evento e proporcionou diversas atrações. Dentre os três palcos, o evento contou com:


Palco João Rock são: Pitty e Nando Reis (em show exclusivo), Baianasystem, Djonga, Humberto Gessinger, Titãs, Natiruts, CPM 22 mais uma participação especial, Emicida, Criolo e Céu juntos em outro show exclusivo para o João Rock.

O Palco Brasil, com o tema o Rio de Janeiro, vem com Erasmo Carlos, Gabriel o Pensador, Cidade Negra, Marcelo Falcão, Barão Vermelho e Planet Hemp.

No Palco Fortalecendo a Cena tocam: Matuê, Poesia Acústica, a dupla de rapper Cynthia Luz e Froid, Lagum, Coruja BC1 e Rashid com Drik Barbosa e Lellê.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page